Evento temático debate o que é ser uma mulher periférica

Exposição de aquarelas, documentários e roda de conversa contribuíram com debates sobre as lutas das mulheres

Neste mês de reflexão sobre a luta pelos direitos das mulheres, o encontro temático proposto pelo Programa de Jovens trouxe sua contribuição para o debate junto à comunidade com o evento “Mulheres, periferias e lutas”, realizado na noite da última quarta-feira (20), no espaço de apoio e aprendizagem AlfaEco.

O encontro contou com uma exposição de autorretratos em aquarelas, produzidos pelas integrantes da oficina de Grafitti, e a exibição de dois documentários: “Nós, Carolinas” e “Mucamas”.

O primeiro curta-metragem foi produzido pelo coletivo “Nós, mulheres da periferia”, em 2017, e traz depoimentos de quatro mulheres moradoras de diferentes comunidades periféricas de São Paulo sobre seu cotidiano e suas vivências na cidade, com recorte de classe, raça e gênero.

Segundo o próprio coletivo, racismo, solidão, maternidade e a busca da autoestima são alguns dos temas levantados pelas entrevistadas, que têm entre 17 e 93 anos. Embora possuam trajetórias diferentes, todas estão conectadas por elementos cotidianos, como os impactos do machismo e desigualdades raciais e sociais ainda presentes no Brasil.

Desde o ano passado, o documentário de 17 minutos está disponível gratuitamente na internet e pode ser acessado nos canais do coletivo “Nós, mulheres da periferia”. Confira:

Também foi exibido o documentário “Mucamas”, de 2015, também produzido por um coletivo feminino, o “Nós, madalenas”. O grupo possui, entre seus membros, cinco meninas cujas mães são ou foram empregadas domésticas. O curta-metragem de apenas 15 minutos traz as histórias de vida dessas mulheres e as desigualdades e preconceitos que elas sofrem por conta de sua profissão.

Ao entrevistar suas próprias mães, as filhas mostram ao espectador como a relação entre Casa-grande e Senzala ainda existe no Brasil do século XXI e os convida a ter um olhar mais sensível e respeitoso com este ofício.

“Mucamas eram as mulheres negras trazidas para serem escravas de estimação das sinhás. Elas cuidavam do serviço doméstico da Casa Grande, da criação e amamentação dos filhos da família, cozinhavam para os seus donos, mas moravam na senzala com os outros negros”.

Após a exibição dos dois filmes, foi realizada uma roda de conversa entre os participantes para refletir e debater sobre os temas apresentados pelos curtas. Ione Maria, produtora de “Mucamas”, também participou do encontro e compartilhou um pouco do processo de produção do filme. 

Também esteve presente Nathalia Santos, que também trabalha com Produção Cultural e participa do coletivo “Você tem Fome de Quê?”, que trabalha com acesso à leitura e valorização das origens nordestinas.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=