Gol de Letra aumenta oferta de atividades adaptadas em 2021

As atividades esportivas e de letramento da Fundação Gol de Letra tiveram retorno presencial no dia 8 de fevereiro de 2021, com capacidade reduzida e sempre seguindo um Protocolo de Saúde e Segurança já utilizado desde outubro de 2020, quando voltamos a realizar atividades presenciais (acesse o protocolo na íntegra aqui).

O documento foi idealizado por dois especialistas na área da saúde e uma equipe multidisciplinar de sete analistas da Gol de Letra, que segue monitorando a implantação do Protocolo de Saúde e Segurança em todas as nossas atividades, dentro e fora dos espaços Gol de Letra.

Após a experiência com o retorno das atividades em outubro do ano passado, a equipe pedagógica concluiu que seria possível e seguro aumentar a quantidade de oficinas oferecidas por dia, permitindo o atendimento de um número maior de educandos este ano. Agora, são três oficinas de 45 min pela manhã e outras três à tarde, com 30min de intervalo entre elas para a higienização do espaço e dos materiais utilizados.

Outras medidas de segurança implantadas desde o ano passado foram mantidas, tais como:

  • Máximo de 10 alunos por turma;
  • Todos os espaços possuem pontos de higienização com álcool em gel, sinalização com orientações e fluxo controlado com medição de temperatura;
  • O uso de máscara é obrigatório para entrar e permanecer na instituição;
  • Todos os espaços estão demarcados para garantir o distanciamento social;
  • Não teremos oficinas em espaços fechados;
  • Cada aluno terá seu material para realizar as práticas propostas;

Os esportes coletivos e/ou de contato foram repensados para manter o distanciamento social. Os jogos mantém de forma adaptada, com foco na prática de movimentos de fundamento de cada modalidade que possam ser feitos de forma individual ou com o máximo de distanciamento possível nos jogos.

No caso das lutas, por serem esportes de contato, os atendidos agora possuem à sua disposição bonecos que auxiliam na execução dos golpes. Em São Paulo, os educandos foram orientados a fazer seu próprio boneco com a ajuda de travesseiros, toalhas e moletons, e no Rio de Janeiro foram comprados bonecos com este propósito, que são higienizados ao final de cada oficina.

Em São Paulo, todas as atividades esportivas são também filmadas e transmitidas simultaneamente via Zoom, permitindo a participação de mais atendidos na via online. Os alunos que assistem a aula no ambiente digital são acompanhados por um segundo educador, que fica disponível para tirar dúvidas e ajudar os participantes a reproduzir os exercícios em casa.

O Juventude e Oportunidade, programa dedicado à formação para o mercado de trabalho na unidade do Rio de Janeiro, também retornou de forma presencial, com número reduzidos de aluno por turmas, material individual e distanciamento social garantido nos espaços. Em 2021, dois novos serão abertos para a comunidade do Caju: Operador de Computador e Assistente Administrativo, ambos realizados mediante o cumprimento do Protocolo de Segurança da Fundação.

Oficinas nas escolas

As atividades Gol de Letra oferecidas em escolas e outros ambientes parceiros estão suspensas desde março de 2020. Este ano, o retorno das atividades presenciais no contra turno escolar será feito de forma personalizada e combinada com cada um dos parceiros, respeitando as datas de retorno de cada ambiente e de forma a seguir tanto as recomendações dos órgãos públicos que regem as escolas quanto o Protocolo de Segurança interno da Fundação.

Em março, por exemplo, a Fundação Gol de Letra volta a atuar presencialmente na E.E. Prof. Amenaíde Braga de Queiroz, em São Paulo, com aulas de dança, do Programa de Jovens, e skate, do programa Jogo Aberto na Vila.

Atividades online

As outras atividades de arte e cultura permanecem online neste primeiro semestre, exceto nas escolas em que a parceria estiver estabelecida. As atividades de lazer, recreação e formação para o mercado de trabalho de São Paulo também não possuem previsão de retorno presencial neste primeiro momento, mas poderão ser retomadas gradativamente ao longo do segundo semestre, a depender da situação da pandemia no país.

O atendimento da equipe de Serviço Social manterá um plantão presencial para ações de urgência, e dará prioridade ao atendimento familiar de forma remota. Os atendimentos de rotina serão agendados com hora marcada para evitar a aglomeração de pessoas.

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free