Gol de Letra aumenta oferta de atividades adaptadas em 2021
Publicado em:
As atividades esportivas e de letramento da Fundação Gol de Letra tiveram retorno presencial no dia 8 de fevereiro de 2021, com capacidade reduzida e sempre seguindo um Protocolo de Saúde e Segurança já utilizado desde outubro de 2020, quando voltamos a realizar atividades presenciais (acesse o protocolo na íntegra aqui).
O documento foi idealizado por dois especialistas na área da saúde e uma equipe multidisciplinar de sete analistas da Gol de Letra, que segue monitorando a implantação do Protocolo de Saúde e Segurança em todas as nossas atividades, dentro e fora dos espaços Gol de Letra.
Após a experiência com o retorno das atividades em outubro do ano passado, a equipe pedagógica concluiu que seria possível e seguro aumentar a quantidade de oficinas oferecidas por dia, permitindo o atendimento de um número maior de educandos este ano. Agora, são três oficinas de 45 min pela manhã e outras três à tarde, com 30min de intervalo entre elas para a higienização do espaço e dos materiais utilizados.
Outras medidas de segurança implantadas desde o ano passado foram mantidas, tais como:
- Máximo de 10 alunos por turma;
- Todos os espaços possuem pontos de higienização com álcool em gel, sinalização com orientações e fluxo controlado com medição de temperatura;
- O uso de máscara é obrigatório para entrar e permanecer na instituição;
- Todos os espaços estão demarcados para garantir o distanciamento social;
- Não teremos oficinas em espaços fechados;
- Cada aluno terá seu material para realizar as práticas propostas;
Os esportes coletivos e/ou de contato foram repensados para manter o distanciamento social. Os jogos mantém de forma adaptada, com foco na prática de movimentos de fundamento de cada modalidade que possam ser feitos de forma individual ou com o máximo de distanciamento possível nos jogos.
No caso das lutas, por serem esportes de contato, os atendidos agora possuem à sua disposição bonecos que auxiliam na execução dos golpes. Em São Paulo, os educandos foram orientados a fazer seu próprio boneco com a ajuda de travesseiros, toalhas e moletons, e no Rio de Janeiro foram comprados bonecos com este propósito, que são higienizados ao final de cada oficina.
Em São Paulo, todas as atividades esportivas são também filmadas e transmitidas simultaneamente via Zoom, permitindo a participação de mais atendidos na via online. Os alunos que assistem a aula no ambiente digital são acompanhados por um segundo educador, que fica disponível para tirar dúvidas e ajudar os participantes a reproduzir os exercícios em casa.
O Juventude e Oportunidade, programa dedicado à formação para o mercado de trabalho na unidade do Rio de Janeiro, também retornou de forma presencial, com número reduzidos de aluno por turmas, material individual e distanciamento social garantido nos espaços. Em 2021, dois novos serão abertos para a comunidade do Caju: Operador de Computador e Assistente Administrativo, ambos realizados mediante o cumprimento do Protocolo de Segurança da Fundação.
Oficinas nas escolas
As atividades Gol de Letra oferecidas em escolas e outros ambientes parceiros estão suspensas desde março de 2020. Este ano, o retorno das atividades presenciais no contra turno escolar será feito de forma personalizada e combinada com cada um dos parceiros, respeitando as datas de retorno de cada ambiente e de forma a seguir tanto as recomendações dos órgãos públicos que regem as escolas quanto o Protocolo de Segurança interno da Fundação.
Em março, por exemplo, a Fundação Gol de Letra volta a atuar presencialmente na E.E. Prof. Amenaíde Braga de Queiroz, em São Paulo, com aulas de dança, do Programa de Jovens, e skate, do programa Jogo Aberto na Vila.
Atividades online
As outras atividades de arte e cultura permanecem online neste primeiro semestre, exceto nas escolas em que a parceria estiver estabelecida. As atividades de lazer, recreação e formação para o mercado de trabalho de São Paulo também não possuem previsão de retorno presencial neste primeiro momento, mas poderão ser retomadas gradativamente ao longo do segundo semestre, a depender da situação da pandemia no país.
O atendimento da equipe de Serviço Social manterá um plantão presencial para ações de urgência, e dará prioridade ao atendimento familiar de forma remota. Os atendimentos de rotina serão agendados com hora marcada para evitar a aglomeração de pessoas.