Olimpíadas mostram que esporte e educação andam lado a lado

Jogos Olímpicos retratam o esporte educacional usado no Projeto Caju Esporte e Educação, realizado pela Fundação Gol de Letra no Complexo do Caju com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Uma criança que pratica esporte aprende a trabalhar em equipe, respeitar as diferenças, conhecer seus próprios limites e a superar dificuldades. Ora, não é exatamente isso que as Olimpíadas propõem? Os valores que compõem o “espírito olímpico” são os mesmos que regem o esporte educacional dentro do Projeto Caju Esporte e Educação, realizado pela Fundação Gol de Letra no Complexo do Caju, Rio de Janeiro, e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Fazem parte do Projeto Caju Esporte e Educação uma série de ações multidisciplinares na Fundação Gol de Letra, entre elas o Jogo Aberto Caju, que oferece às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da comunidade do Caju, de forma gratuita no contraturno escolar, oficinas de cinco modalidades esportivas, sendo todas modalidades olímpicas.

Felipe Pítaro, gerente de Projetos da Fundação Gol de Letra , explica a escolha das modalidades esportivas e sua relação com a competição mais famosa entre os atletas: “Os Jogos Olímpicos têm um caráter diferente de outras competições esportivas pelo que representa historicamente: integração de culturas, paz entre os povos, promoção da diversidade e valorização da pluralidade cultural. Os Jogos remontam a uma tradição da Grécia Antiga, onde se deixavam os conflitos de lado para a celebração”.

As Olimpíadas tiveram início na Grécia Antiga como um momento de paz e harmonia entre as cidade-estado da civilização grega. Esquecidos por muitos séculos, os Jogos Olímpicos foram resgatados em 1896 pelo barão francês Pierre de Coubertin, para “promover a paz entre as nações” numa época em que a rivalidade entre as potências imperialistas afetava toda a sociedade.

Agora, nessa situação de pandemia, os Jogos Olímpicos ganham um peso e um simbolismo muito parecido. “Esta competição é o primeiro grande momento de união e congregação desde que a pandemia foi declarada. O mundo todo está unido em torno de um objetivo comum, que é acabar com o vírus. É a busca pela vitória da raça humana, não de uma nação, país ou raça”, enfatiza Felipe.

Espírito Olímpico

Em seus relatos, conhecidos como “Memórias Olímpicas”, o barão de Coubertin atribuiu 7 valores olímpicos aos jogos: igualdade, equidade, justiça, respeito, compreensão, autonomia e excelência. Os mesmos valores são trabalhados pelo esporte educacional dentro da Gol de Letra.

As crianças e adolescentes do programa aprendem a enxergar o esporte como elemento de mobilização social e ferramenta para a promoção de uma cultura de paz e incentivo à convivência democrática, estimulando o trabalho colaborativo e o respeito à diversidade. Como resultado disso, temos observado um aumento expressivo de meninas no programa e o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o desenvolvimento do território do Caju, que sofre com a falta de investimentos”, conta Felipe.

E quais são os esportes trabalhados dentro do Jogo Aberto Caju, que compõe o Projeto Caju Esporte e Educação? Judô, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa e futebol. Todas elas modalidades olímpicas! Felipe explica que cada uma delas tem suas particularidades e importância:

Oferecer a ginástica rítmica é aumentar a participação feminina no esporte, acolhendo-as e incentivando-as. Por outro lado, muitas famílias tradicionalmente pensam que o judô não é uma atividade para meninas, por ser uma luta, mas temos grandes campeãs no judô, que mostram que o tatame é lugar de mulheres também. Da mesma forma o futebol, onde cresce a participação feminina, é um esporte que fortalece o trabalho em equipe e onde fazemos a sensibilização para o fato de que nem todo mundo vai ser jogador profissional, milionário e famoso. Oferecer tênis num espaço comunitário é desmistificar a modalidade, considerada elitizada, tornando-a acessível. E o tênis de mesa é valioso na formação do indivíduo, pois exige muita técnica e concentração e também precisa ser popularizado”, diz ele.

Um dos alunos do tênis é Dimitry Santos, de 11 anos. Ele conta que, quando foi fazer matrícula, essa era a única modalidade que tinha vaga:

“No começo fiquei envergonhado, mas depois, fiquei feliz por descobrir uma nova modalidade. Hoje, vejo que o tênis de quadra é bom, divertido, prático e me traz muita concentração. Quero muito acompanhar os atletas olímpicos para ver como posso melhorar meus saques”, diz Dimitry.

Os Jogos Olímpicos e as atividades do Jogo Aberto Caju são bons exemplos de como o esporte tem a capacidade de integrar crianças e jovens na sociedade, transformar suas vidas e reduzir preconceitos e estereótipos. Por isso, a prática esportiva é promotora de qualidade de vida, transformação social e de construção da cidadania.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
online free course
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free