Programa de Jovens realiza sua VI Mostra Cultural E.E. Dr. Sócrates

Depois de passar todo o primeiro semestre de 2019 desenvolvendo suas habilidades artísticas durante as oficinas culturais do Programa de Jovens, os educandos e monitores apresentaram, em junho, a VI Mostra Cultural. Colegas, amigos e familiares prestigiaram as exposições, filmes e mostras cênicas apresentadas.

A noite começou com uma apresentação de Parangolé intitulada “Trilhando o Rosário: cores e Dores”, organizada pelos monitores do Programa de Jovens. A apresentação foi realizada na quadra de esportes da E.E. Dr. Sócrates Brasileiro, onde também foram expostos trabalhos de xilogravura, lambe lambe e fanzines. Ali também teve espaço para uma troca de livros e exposição de trabalhos em madeira realizados durante a oficina de Marcenaria.

Após o Parangolé, o analista do Programa de Jovens, Ismael Pinheiro Lobo de Toledo, fez um discurso oficial de abertura. “A Mostra Cultural é um resultado de um semestre todo, de um processo artístico e sócio pedagógico, onde os educadores e mediadores proporcionam algumas vivências junto aos jovens não somente pensando na arte técnica, mas a socialização e no processo de transformação dos jovens”, disse.

Ismael ainda afirmou que, durante as oficinas culturais, os jovens têm a oportunidade de vivenciar e discutir vários temas pensando na criticidade, no desenvolvimento da sua própria autonomia e em sua emancipação. “A proposta é trabalhar a cultura de paz e contribuir com o projeto de vida de cada jovem aqui. O processo de transformação também impacta a relação deles com a Vila Albertina, que é onde atuamos e pensamos o espaço para proporcionar à Vila também momentos de lazer, cultura e arte”, concluiu.

A Mostra seguiu com a apresentação de filmes produzidos durante as oficinas de audiovisual e de dança. Sandro José da Silva, monitor de dança, explicou um pouco do processo de criação. “No fundo, o princípio da nossa oficina é que o jovem se pergunte que corpo é o meu. É um processo de transformação, estimulado pelo autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de cada um”, disse.

Após a exibição dos curtas, os jovens da oficina de percussão da E.E. Dr. Sócrates e da Associação Mutirão se juntaram para fazer uma roda improvisada de maracatu, capoeira e maculelê. “Nós nunca tocamos juntos, e hoje nosso desafio é juntar essas duas galeras em um som só”, explicou Flávio Matteucci, educador de percussão. “A ideia é tocar e despertar a atenção dos jovens para a realidade, para o trabalho em equipe, a escuta ativa e a comunicação”.

O público presente ainda pôde prestigiar uma exposição com trabalhos dos jovens participantes da oficina de grafitti, que precedeu o exercício cênico dos frequentadores da oficina de teatro. Nesta última apresentação, os jovens criaram, de maneira colaborativa, “O Auto da Vila”. A peça mergulha na obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e faz uma releitura na ‘cidade dos GRITIS’. Nesta cidade imaginária, foram contados causos e casos, com muito humor e brilho.

Toda a concepção das apresentações é escolhida e pensada pelos jovens, que participam desde a montagem até a mobilização dos convidados para o evento. As fotos são de Victor Prudêncio.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free