Retomada das Atividades da Fundação Gol de Letra em 2024: Educação Antirracista e Desenvolvimento Integral

No mês de fevereiro, a Fundação Gol de Letra retomou suas atividades, marcando o início de um novo ciclo de aprendizado e desenvolvimento. Para o ano de 2024, o tema suleador será “Escurecendo as ideias e reescrevendo a história”, em compromisso contínuo com a educação antirracista e a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Em São Paulo:

O Programa Jogo Aberto, localizado na Vila Albertina, Zona Norte da cidade, mantém seu compromisso de contribuir para a cultura esportiva de crianças e adolescentes por meio de práticas de Educação Integral, Esporte e Lazer. Diversas atividades são oferecidas, incluindo Atletismo, Badminton, Basquete, Capoeira, Dança, Futsal, Ginástica, Handebol, Judô, Rugby, Skate, Tênis de Mesa, entre outras, além de explorar a cidade e espaços culturais, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes. A partir de 2024, o Programa Jogo Aberto expande suas atividades, oferecendo oficinas esportivas no turno da noite, até as 20h, duas vezes por semana. As turmas de judô e futsal atendem à demanda da comunidade, proporcionando oportunidades adicionais para a participação das crianças e adolescentes.

As atividades dos programas destinados à juventude estão em pleno desenvolvimento. As oficinas artísticas e de projeto de vida já foram iniciadas nas escolas parceiras, incluindo a E.E. Dr. Sócrates à noite, proporcionando experiências em teatro, audiovisual, dança e graffiti. As inscrições para o Pré-ENEM já estão abertas, enquanto em março está previsto o início do curso “Empreendedor em pequenos negócios”, um curso profissionalizante realizado em parceria com o SENAC. Ao longo do ano, planejamos oferecer uma variedade de outros cursos, como assistente de RH e assistente financeiro.

Além disso, neste ano, o Programa Comunidades já iniciou suas atividades em fevereiro com oficinas do projeto Sexualidade em Ação e o projeto Formação de Agentes Sociais. O Programa Comunidades ampliará sua atuação, assumindo a formação continuada das equipes de São Paulo nas temáticas antirracistas. Pela primeira vez, as oficinas de formação abrangerão não apenas a área pedagógica, mas também as áreas administrativa, operacional e desenvolvimento institucional, reforçando o compromisso abrangente do programa com a construção de uma comunidade mais informada e inclusiva.

No Rio de Janeiro:

No bairro do Caju, o Programa Jogo Aberto Caju oferece educação integral por meio de atividades esportivas como Judô, Futsal, Tênis, Tênis de Mesa e Ginástica Rítmica. As oficinas semanais proporcionam uma experiência educacional e esportiva, que inclui atendimento na sede e em escolas e creches locais.

Já o programa Caju Esporte Educação foca em duas linhas de trabalho: Esporte e Letramento. As oficinas esportivas oferecem uma abordagem educacional, com atividades que vão desde Futsal até Capoeira e Muay Thai. Paralelamente, as oficinas de letramento visam o desenvolvimento linguístico e interpretativo dos participantes, complementando as atividades esportivas de forma integral. Além dos atendimentos na sede da fundação, o atendimento é expandido em oficinas esportivas nas escolas do bairro do Caju.

No eixo juventudes, o ano iniciou com a abertura de novos cursos de qualificação profissional, como Assistente de Operações Logísticas Portuárias, Operador de Sistemas Computacionais em Rede e Administrador de Banco de Dados. Além disso, houve a abertura de inscrições para o Pré-ENEM, com a inclusão de uma nova turma este ano, ampliando as oportunidades de preparação para os jovens da região.

Uma novidade para este ano é o Projeto Inspiração Caju Esporte, que expande os atendimentos para o Parque da Missões, em Duque de Caxias-RJ, beneficiando mais de 100 crianças com atividades diversificadas de esporte com foco educacional, psicomotricidade e assistência social, em parceria com a Escola Municipal Bilíngue Itamar Franco e a Creche Municipal Gandur Assed.

Assim, a Fundação Gol de Letra reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, oferecendo oportunidades educacionais e esportivas que transcendem as fronteiras do conhecimento e da inclusão social.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
online free course
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course