Gol de Letra amplia atendimento para crianças em creches

Atuação com crianças de 3 a 6 anos se tornou possível com o Projeto Caju Esporte e Educação.

A Fundação Gol de Letra tradicionalmente atende crianças a partir dos 6 anos de idade, desde o início de sua atuação. Agora, a faixa etária dos 3 aos 6 anos de idade também passa a contemplar o universo de atendidos da organização, graças ao projeto Caju Esporte e Educação, com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A atuação da Gol de Letra com esse público da primeira infância se dá através de parcerias com creches. Atualmente, a Fundação atende mais de 500 crianças com atividades semanais no Espaço de Desenvolvimento Infantil Parque da Alegria e nas Creches Municipais Ladeira dos Funcionários e Quinta do Caju.

A parceria com os equipamentos de educação do bairro é essencial para que o trabalho aconteça. “Precisamos ter um olhar para o fortalecimento da rede de parceria no território”, conta Gabriel Coelho, coordenador sociopedagógico da Fundação. “A aproximação com creches locais é parte da ampliação da rede de proteção à primeira infância. Estamos apoiando esses parceiros em todos os eventos do calendário escolar e nos passeios externos”.

Segundo Gabriel, o objetivo da organização ao ampliar o atendimento para crianças mais novas é iniciar um trabalho de sensibilização da primeira infância em relação às atividades corporais e culturais. Ele explica que essa fase da vida é considerada a mais rica para o aprendizado e desenvolvimento de um ser humano.

“É na primeira infância que as crianças têm o seu primeiro contato com o mundo e as outras pessoas. São as primeiras experiências”, diz. Por esse motivo, o atendimento a esse público exige certas particularidades e adaptação das atividades tradicionais da Fundação, sem perder a essência da metodologia Gol de Letra.

A analista socioeducativa Midori Hayama conta que o foco das atividades pensadas para a primeira infância é ser recreativo, lúdico e formativo. “A psicomotricidade é o alicerce para esse processo de desenvolvimento infantil. As atividades precisam promover estímulos cognitivos, motores e afetivos”, explica.

Contação de histórias, dramatizações e jogos cantados são alguns exemplos de atividades desenvolvidas com essa faixa etária. “Acreditamos que com essa amplitude de estímulos proporcionadas pelo nosso atendimento, em parceria com as creches, estaremos potencializando verticalmente o desenvolvimento integral dessas crianças, melhorando sua socialização, vivência motora e leitura de mundo”, afirma o coordenador Gabriel.

O resultado esperado, assim como as demais ações da Fundação Gol de Letra, é contribuir com o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a inclusão e a interação social; ensinando valores e respeito à diversidade; propiciando a convivência democrática e o acolhimento de interesses individuais e coletivos. “Quanto mais cedo iniciamos essa abordagem global de desenvolvimento, melhores os resultados na vida adulta”, afirma Felipe Pitaro, gerente de projetos da organização.