Gol de Letra debate “masculinidades” em formação de equipe

O mês de março começou incentivando discussões importantes entre os colaboradores da Fundação Gol de Letra. Seguindo o calendário de capacitações de equipe, os dias 3 e 4  foram dedicados ao debate sobre “Masculinidades”, formação realizada com o assistente social Rafael Fernandes Damasceno, especialista em filosofia política, ética e contemporaneidade, mestre em mudança social e participação política e pesquisador em gênero e sexualidades.

O evento começou com uma atividade interativa: todos foram convidados a definir o que é um homem e uma mulher, e assim foi criada uma nuvem de palavras, seguida de uma reflexão sobre as palavras que apareceram mais frequentemente, que refletiam estereótipos e expectativas de gênero.

Também foram debatidos a negligência e rejeição masculina com a própria saúde, a falta de homens entre as profissões de cuidado, a descoberta da própria sexualidade de forma nociva e a relação dos homens com a violência. “A agressividade é a característica mais marcante do que seria ‘o macho ou o homem’ no imaginário popular”, comenta Rafael.

Ele mostrou como o ideal de masculinidade hegemônica é inatingível: é necessário ser provedor, competitivo, viril, ter muitas mulheres, etc. As masculinidades que não se encaixam nesse padrão, como homens gays, trans, negros, gordos, com deficiência e outros acabam sendo consideradas subalternas.

“É necessário avaliar que homem é esse, de onde ele vem, sua classe, raça, geração, religião, como ele se vê. Os processos interseccionais são possibilidades de leitura que podem cruzar processos de vida para ler o sujeito”, sugere o assistente social.

O encontro formativo foi construído na base da participação da equipe, trazendo questões e compartilhando experiências. Os educadores compartilharam vivências que tiveram com meninos dentro das atividades da Fundação e como eles lidam quando aparecem traços ou comportamentos de masculinidade tóxica.

O analista socioeducativo Eduardo Brunello comentou a importância da abertura para o diálogo nessas situações. “É comum a gente parar o que está fazendo e puxar uma roda de conversa para debater algum acontecimento, isso é parte central do nosso trabalho”.

Já o educador Rafael Menezes reforçou a necessidade de ter paciência no processo de construção desse novo homem, cuja referência não seja a violência. “Nosso trabalho é de formiguinha. Muitas vezes eles reproduzem na quadra o que vivem em casa, e nós temos que ir pouco a pouco desconstruindo isso”.

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free