Empoderamento feminino através da arte: o processo de formação das Agentes Sociais

Cordel, pinturas, poemas, desenhos e outros formatos textuais e visuais são alguns dos materiais produzidos pelas Agentes Sociais do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o processo formativo ao longo de 2021 e apresentados na II Cartilha de orientação do Projeto de Formação de Agentes Sociais, que você encontra aqui.

Esse material é fruto do desenvolvimento de atividades que permearam a temática dos 21 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, uma campanha mundial que sempre acontece entre novembro e dezembro para conscientizar sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

Nesse sentido, as artes visuais e literárias foram usadas como uma metodologia participativa entre as Agentes Sociais para trabalhar as temáticas de violência contra a mulher, considerando suas expressões no cotidiano das negras, moradoras de favela e vivências na pandemia.

Para isso, as atividades foram realizadas de forma integrada entre as agentes de São Paulo e do Rio de Janeiro, no período de agosto a novembro de 2021, pensando a temática, as formas de enfrentamento de maneira coletiva e a expressão artística, a partir de oficinas expositivas, artísticas e de atividades práticas.

AS OFICINAS ARTÍSTICAS

A partir das histórias de vida, das lembranças e memórias, dos desenhos, do autorretrato, as participantes puderam resgatar outras mulheres como referência. Os desenhos anunciam e denunciam, expressam a pandemia para cada uma, falam da diversidade, da luta das mulheres e pensam possibilidades para romper com uma sociedade patriarcal e machista.

Segundo a educadora Caroline Luz, responsável pelas oficinas artísticas do projeto, uma das temáticas abordadas na oficina foram as mulheres símbolos de resistência. “Falamos sobre artistas que utilizaram a arte como forma de resistir, como Frida Kahlo, Rosana Paulino, Maria Auxiliadora, entre outras, mas também como podemos identificar esses traços de resistência também em mulheres ao nosso redor. Fizemos o exercício de observa-las com olhos de amor e registra-las de forma artística”.

A agente Carla Morais Silva fez um desenho de Iemanjá, a Rainha dos Mares. Em depoimento, ela conta: “Considero que nós mulheres somos tão poderosas como a força das águas. Somos assim, tempestade e calmaria, moldáveis, nos adaptamos às adversidades, somos maravilhosas. Sem água não tem vida. Assim somos nós”.

Durante o processo formativo, as agentes contaram e recontaram suas histórias, expressaram suas dores, suas alegrias, seus sonhos e desejos, se conheceram de outras maneiras, se reconheceram em outras mulheres e criaram um espaço em comum de troca, oportunizando um novo esperançar.

Como diz o ditado, mulheres são como as águas: crescem quando se juntam.

RESISTÊNCIA

O projeto de Formação de Agentes Sociais tem como objetivo capacitar mulheres para que sejam agentes de transformação de suas realidades; contribuir para a promoção da garantia de direitos; contribuir para o desenvolvimento comunitário dos territórios da Vila Albertina e do Caju.

A promoção de atividades que fortaleçam as redes de cooperação através de ações sócio educativas garantem espaços de discussão sobre o cotidiano com o debate interseccional de gênero, diversidade, sexualidade, território, segurança pública, raça, família, etc.

Espera-se que as mulheres participantes possam se tornar agentes multiplicadoras de conhecimentos e práticas nas temáticas relacionadas ao exercício da cidadania e à garantia de direitos. Além de articular, mobilizar ações dentro da comunidade onde vivem e coletivamente com a Fundação.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
online free course