Mais de 50 jovens se reúnem para o Festival de Integração Rio E São Paulo
Publicado em:
O Festival de Integração FIFA FOUNDATION 2019 contou com a presença de 56 adolescentes do Rio de Janeiro e São Paulo para atividades conjuntas, no SESC Nogueira, Petrópolis – Rio de Janeiro. Durante os três dias, os educandos puderam trocar experiências, se divertir e aplicar a metodologia do futebol três tempos como instrumento de debates sobre esporte e gênero, protagonismo feminino e participação da mulher no esporte.
O evento contou com a metodologia do futebol três tempos que consiste em três momentos: o inicial onde os dois times decidem as regras do jogo, por exemplo: para o gol valer todos do time precisam tocar na bola, depois acontece o jogo com as regras estabelecidas pelos times e o terceiro momento é quando os jovens se reúnem e conversam para saber se o que foi estabelecido no primeiro momento de fato aconteceu no momento do jogo. Também contamos com atividades de futevôlei e jogos cooperativos como flag, dogball e frisbee.
Segundo Edgard Arantes, Coordenador de Projetos do Jogo Aberto, o Festival de Integração Rio-SP é uma estratégia fundamental da metodologia esportiva da FGL. “O evento garante a troca permanente entre as equipes de profissionais das unidades e auxilia na construção do planejamento coletivo, na execução do Festival e nas atividades previstas no projeto. Além de tornar possível o intercâmbio entre os(as) educandos(as) da FGL”, afirmou.
Além dos jogos e atividades esportivas, o evento contou também com um fórum, no qual os jovens discutiram temas como as questões de gênero na sociedade e a visibilidade feminina no futebol. Através de atividades como pique e gênero e mito x realidade. “Agradeço a Fundação Gol de Letra pela oportunidade. Espero que não seja a última. Que a Fundação continue abrindo caminhos e ensinando cada vez mais como inserir homens e mulheres em todos os lugares possíveis de espaços. Obrigada por tudo” é o depoimento que a nossa educanda Jennyfer compartilhou após as atividades do fórum.
“O festival foi perfeito. Através dele construí e reconstruí meus conceitos sobre o esporte e disseminação de valores que o mesmo pode proporcionar. A metodologia trabalhada no evento fortaleceu minha crença de que o esporte é transformador e maravilhoso quando deixamos mais justo, acessível e feliz para todos. Instigar participantes assim como eu, a colocar boas ações em campo contribuiu positivamente no desenvolvimento pessoal de cada um” diz o monitor Hildson Cristian.
O Festival de Integração Rio e São Paulo é realizado com turmas das duas unidades da Fundação, com o objetivo de trabalhar o futebol como ferramenta de desenvolvimento humano, e conta com o apoio da FIFA FOUNDATION.
Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe