Pré-ENEM da Gol de Letra dá acesso à universidade para jovens do Caju – RJ

Se preparar para o vestibular não é uma tarefa fácil para jovens periféricos. E nessa trajetória para conquistar uma vaga no ensino superior, são encontradas diversas barreiras que passam pela escassez de políticas públicas de educação, além de todo um contexto familiar, mental e financeiro para se manter até o final do curso.

 “As desigualdades se aprofundam ainda mais quando pensamos no cenário que vivemos com a pandemia e a queda de investimentos no ensino público desde 2017 com a vigência da regra do teto de gastos do governo federal.”

Com o objetivo de quebrar essa barreira e democratizar o acesso à universidade, a Fundação Gol de Letra oferece o curso preparatório para o ENEM (Pré-ENEM) para moradores do bairro do Caju-RJ, onde sua sede está localizada.

Esse ano o curso oferecerá 30 vagas e tem como metodologia atrelar a continuação dos estudos e o ambiente da universidade, com o preparo teórico para os diversos vestibulares. O ensino é focado em vestibulares públicos tendo o Enem como o principal objetivo.

Para Girlan do Nascimento Gomes o curso contribuiu não só para o ingresso na universidade, como também mudou sua perspectiva sobre a vida.

– “O Pré-ENEM contribuiu positivamente para quebra de estigmas sociais que eu não sabia que era tão latente e agregou toda minha base acadêmica. Mas principalmente me ensinou a essência de ser resiliente, me mostrou que a faculdade é para todos, e que nós oriundos da periferia merecemos mais que qualquer um, e sim, temos que ocupar esses lugares. Assim como eu, graças a Fundação Gol de Letra e a resiliência que tive, posso ocupar hoje umas das melhores faculdades de comunicação do Rio de Janeiro, a FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso)

Em 2022, o projeto contou com 39 cursistas e obteve a taxa de 70% de permanência até o final do curso. Ainda não temos o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU), mas as notícias já são animadoras: 4 alunos aprovados no vestibular da UERJ e 4 ganharam bolsa de estudo na FACHA.

Atualmente, o Pré-ENEM funciona de segunda a sexta com aulas de português, matemática, literatura, história, física, química, redação, biologia, geografia e sociologia. Também são oferecidas aulas de campo, visitas técnicas e simulados. A estrutura do curso conta com 1 coordenadora, 8 professores, 1 tutor e 1 assistente social.

 Além do ensino preparatório o projeto oferece uma tutoria, que tem como finalidade orientar e sinalizar a importância da continuidade dos estudos, desenvolvimento pessoal e acesso ao mercado de trabalho aos alunos do programa.

Desse modo, a Fundação Gol de Letra acredita que o Pré-ENEM é o início de uma jornada capaz de transformar a realidade de jovens periféricos e contribuir para mudanças significativas em seu contexto socioeconômico e de seus territórios.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download